quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Celebração dos Primeiros Votos do Ir. Narcélio, NJ

No dia 30 de Janeiro de 2011, o nosso querido Ir. Narcélio Lima fez sua Profissão de Votos Simples junto com Ir. Enézio Martins do Instituto Religioso Nova Jerusalém.
Foi um momento mto especial para eles e concerteza para nós também que estamos sempre ao seu lado.
A Celebração foi emocionante, muitos choraram! Os celebrantes foram o nosso pároco e superior geral do instituto, Ir. Pe. Helton e co-celebrada pelo seu antigo mestre de noviços, Ir. Pe Lauro.
Conversei com Ir. Narcélio sobre seus votos:



1 – Como você se vê agora, após sua profissão dos votos?

A Profissão Religiosa foi fruto de uns cinco anos de busca, de formação e oração especialmente na Nova Jerusalém. Sempre tentei vivenciar essa consagração total e incondicional, a diferença é que agora essa consagração se tornou oficialmente (canonicamente) aceita pela Igreja. Eu me vejo ainda desejoso em me entregar cada dia ao Senhor, me sinto uma gotinha d’água no seu Oceano. A Profissão não foi um prêmio pela minha santidade, ela foi o meu sim em fazer a vontade de Deus, foi mais um passo que deve se concretizar mais radicalmente daqui há três, seis ou nove anos com a Profissão Solene (ou Perpétua), se é que existe rofissão Simples (ou temporária), já que os votos são por toda a vida.

2 – O que você fará da sua vida a partir de agora?

Me resta cumprir o que quis prometer, me consagrar diariamente, estar totalmente disponível para o Reino de Deus, abraçar a obediência, a pobreza voluntária por causa do Evangelho, guardar o celibato consagrado voluntária e conscientemente, estudar fiel e diariamente a Bíblia, tornar-me instrumento esclarecido da salvação... enfim, ser todo de Deus e dos irmãos.

3 – O que você sentiu no momento da profissão dos votos?

Senti uma paz profunda, uma vontade de me derramar naquele Altar. Não conseguia olhar para trás, mas fiz isso umas duas vezes, a Igreja estava lotada. Em meu coração ressoava esta voz: “Não dá mais pra voltar atrás!”. Eu, o tempo todo, entregava a minha consagração nas mãos da Virgem Maria; na hora da acolhida da Nova Jerusalém a Ir. Socorro veio e me entregou um terço que tinha a medalha de Santa Teresinha, ela me disse: “É da Infância Missionária!”. Já que um dia antes pedi a Santa Teresinha que providenciasse as rosas para Altar. Aí pensei nos meus FiLHoTTeS®, principalemente nesse momento, mas unindo-a a minha família biológica e à Nova Jerusalém. Mas agora, eu me sinto mais adulto, às vezes percebo isso olhando pra dentro de mim.

4 - O que mais lhe marcou neste dia?

Um pouquinho de tudo. Mas a consideração que as pessoas têm de levar esta consagração a sério, o afeto que elas têm em zelar por este sim, por acreditar em mim, isso vai ficar pro resto da vida.

5 – Gostaria de falar algo para aqueles que o acompanha / que você acompanha?

Agradecer por todo o bem que a mim fizeram e peço que esta bondade se estenda aos nossos irmãos mais necessitados, não só de pão, mas de carinho, de atenção e porque não dizer de AMOR, dos nossos cuidados, assim possamos, juntos, se tornar cada dia instrumentos esclarecidos deste Reino de Amor e Comunhão. Na alegria ou na dor, JUNTOS SOMOS MAIS.


Obrigado por tudo, continuem rezando por mim, pela minha conversão e sendo pacientes comigo!


Abraço Fraterno!


Logo após a Celebração houve uma pequena festa no Instituto Religioso Nova Jerusalém com amigos & familiares. O grupo Juventude Missionária junto com a Infância Missionária fez uma pequena Homenagem ao Ir Narcélio, amorosamente chamado de Papitto®.


Hoje & sempre, nós JM & IAM, agradecemos a Deus por nos ter dado um Pai Espiritual tão Jovem mas ao msm tempo tão maduro para nos ajudar.


Se Divulgaaar & não esquece de poôr os Créditos (yn'