sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pe. Caetano - Um monge missionário!

Pe. Caetano (Gaëtan, em francês) Minette de Tillesse, nasceu em Neder-Ockerzeel, perto de Bruxelas, na Bélgica, aos 07/06/1925. Depois da segunda guerra mundial, entrou no mosteiro cisterciense Trapista de Orval (Bélgica), aos 11/02/1946 e lá ficou até março de 1968, onde passou 22 anos em silêncio e oração.
Estudou filosofia e teologia no mosteiro. Em 1952 foi enviado a Roma para fazer licenciatura em teologia na faculdade Gregoriana. Logo depois ingressou no Instituto Bíblico em 1956. Voltando para o mosteiro passou a ensinar Bíblia durante onze anos.
No mosteiro sente a necessidade de intensificar toda sua experiência com o povo pobre e humilde.
Em 28/03/1968 chega ao Brasil, onde foi acolhido no mosteiro de São Bento, Salvador. Em novembro do mesmo ano chega em Fortaleza, Pirambú (hoje Cristo Redentor), no meio dos pobres sente que Deus quer algo novo, ou seja, uma nova forma de vida consagrada suscitada pela ação do Espírito santo.
Em 16/01/1981 funda o Instituto Nova Jerusalém, tendo como carisma essencial o estudo aprofundado e urgente da Bíblia.
É exegeta e autor da Revista Bíblica Brasileira – RBB; onde aborda temas bíblicos e teológicos, procurando “transculturar” a revelação divina, isto é, compreendê-la na sua globalidade essencial, Antigo e Novo testamento e traduzi-la globalmente na linguagem das diversas culturas (ICor 9,19-23), no meio do povo mais pobre, marginalizado e humilde do Pirambú.